Encontro Econômico Brasil-Alemanha - EEBA 2017

 

 Setor do couro e calçados será destaque no Encontro Econômico Brasil Alemanha 2017

 Couro e Calçados

 

 Legenda – O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de calçados

Crédito: Divulgação Abicalçados

 

Além do estande coletivo com associações desse segmento, tema vai reunir
empresas brasileiras e alemãs nas rodadas de negócios.

Os fabricantes de couro e calçados do Brasil já confirmaram presença no Encontro Econômico Brasil Alemanha 2017, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro na FIERGS, em Porto Alegre. Em um espaço de 40 metros quadrados, estarão presentes a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), a Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul)) e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq). Durante o evento, as entidades apresentarão seus projetos individuais e os realizados em conjunto.

O encontro também será a oportunidade para a realização de rodadas de negócios entre empresários dos dois países. As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.eeba2017.com.

O setor de calçados movimenta a economia internacional. Só no ano passado, foram produzidos 21 bilhões de pares em todo mundo, segundo estimativa da Abicalçados, a partir de dados da WSR. O Brasil está entre os principais produtores mundiais, ficando atrás apenas da China e da Índia, com 5% do volume total fabricado em 2014, o que equivale a 998 milhões de pares. No mesmo ano, os brasileiros também estavam bem colocados no ranking de consumo de calçados, com o 4º lugar. Nesse mesmo critério, os alemães ficaram na 7ª posição.        

A principal parcela do que é fabricado no Brasil é voltada para o segmento feminino, com 67,4% da produção identificada. Os calçados masculinos correspondem a 22,2% e os infantis a 10,4%.

O setor também se caracteriza pela predominância de empresas de pequeno porte. Mais de 90% dos fabricantes brasileiros de calçados são empreendimentos que têm até 50 funcionários. Ao todo, de acordo com a Abicalçados, o país possuía 7,7 mil fábricas que empregavam 283,1 mil pessoas em 2015.

Para apoiar o setor, são desenvolvidos programas como o Brazilian Footwear, promovido pela Abicalçados, com apoio da Apex-Brasil, que desenvolve ações comerciais e de qualificação com a finalidade de estimular as exportações.

Origens e destinos do couro

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil também vai estar presente no Encontro Econômico Brasil Alemanha 2017. As exportações de couro e peles registraram um valor de US$ 148,3 milhões em junho de 2017, uma redução de 7,9% em relação ao ano anterior. No ano passado, o valor total exportado chegou a US$ 2,032 bilhões, queda de 4% na comparação com 2015.

Os estados que mais exportam couro no Brasil são Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Entre os países que mais compram o couro Made in Brazil destacam-se a China, a Itália e os Estados Unidos. A Alemanha ocupa a sétima posição entre os importadores de couro brasileiro.

 

Encontro Econômico Brasil Alemanha 2017 - O EEBA 2017 será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro é organizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERGS, BDI e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Localmente, o evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SEBRAE e Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre.

Dados pessoais
encerrada(o) desde 10 Nov 2017
Organizadores
Agenda
Inscrição 17 Mar – 10 Nov
Selecção de reuniões 1 Out – 12 Nov
Evento 13 Nov – 14 Nov
Detalhes
Idioma Portuguese/German
Local Porto Alegre-RS
Reuniões de Negócios
Participantes 689
Reuniões 190
Participantes
_Other Region 7
Alemanha 323
Brasil 1905
Total 2235
Visualizações de perfil
Antes do evento13787
Depois do evento 113
Total13900