Encontro Econômico Brasil-Alemanha - EEBA 2017

Indústria 4.0

A importância da Indústria 4.0 na cooperação entre Brasil e Alemanha

O tema da Indústria 4.0 entrou de vez na agenda do governo brasileiro. Prova disso está na temática adotada por diversas empresas no 35º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA 2017), realizado entre os dias 12 e 14 de novembro na sede da FIERGS, em Porto Alegre. No Fórum sobre “Parceria em Manufatura: Brasil-Alemanha, oportunidades de cooperação em IoT e Start-Ups” um dos destaques ficou por conta do gerente executivo de política industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emílio Gonçalves. O moderador do evento que ressaltou a importância da nova revolução industrial que não substitui a manufatura e sim a atualiza.

Entre os temas debatidos no Fórum, a educação e o fomento para pesquisas estiveram no foco dos participantes. Para a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, o Brasil tem grandes oportunidades de concorrer nas frentes tecnológicas, entretanto, o entrave encontra-se no baixo quociente educacional da população que dificulta a instalação da Indústria 4.0 no País. De acordo com a executiva, “a tecnologia pode ser para qualquer empresa, de qualquer tamanho. Ela pode entrar em qualquer lugar, basta um bom plano de ação com uma execução pragmática”.

Já o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinicius de Souza, ressaltou a importância da digitalização para os negócios no Brasil. “Para a Indústria 4.0 crescer precisamos de uma internet forte e uma tecnologia desenvolvida, sem esquecer da regulamentação para não deixar que tudo corra solto”, destaca. Souza lembra que as políticas públicas nacionais, relacionadas ao assunto, são recentes, com menos de 20 anos. “O Brasil incrementou uma legislação tecnológica de país desenvolvido e não de nação em desenvolvimento”, ressalta.

Também participaram do painel o diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EmbrapII), Carlos Eduardo Pereira, o superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cláudio Figueiredo Coelho Leal, o vice-presidente da Bosch América Latina, Wolfram Andres, e o gerente de operações do Instituto Fraunhofer, David Domingos.

Legenda: Entre os participantes do Fórum estavam a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, o diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EmbrapII), Carlos Eduardo Pereira, o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinicius de Souza e o gerente Executivo de Política Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emílio Gonçalves, que era o moderador do evento.

Crédito da foto: Joni Goulart

Dados pessoais
encerrada(o) desde 10 Nov 2017
Organizadores
Agenda
Inscrição 17 Mar – 10 Nov
Selecção de reuniões 1 Out – 12 Nov
Evento 13 Nov – 14 Nov
Detalhes
Idioma Portuguese/German
Local Porto Alegre-RS
Reuniões de Negócios
Participantes 689
Reuniões 190
Participantes
_Other Region 7
Alemanha 323
Brasil 1905
Total 2235
Visualizações de perfil
Antes do evento13787
Depois do evento 113
Total13900